Projeto de Investigação para detecção da COVID-19 a partir de tosse e fala

E se fosse possível saber se alguém está infetado com coronavirus apenas através dos sons que produz a tossir ou ao falar?

Graças a algoritmos de Inteligência Artificial, em breve pode tornar-se realidade. É este o objetivo do projeto “Deteção de COVID-19 a partir da tosse e fala”, desenvolvido por uma equipa de investigadores do INESC-ID e do Instituto Superior Técnico.

A fala é produzida por órgãos partilhados com o aparelho respiratório e vários estudos têm demonstrado que é possível detectar certas patologias analisando os sons que o ser humano produz ao falar ou tossir. É com base nesta perspetiva que se dá início a esta investigação.

Objetivo do Projeto

Explorar a possibilidade de detectar automaticamente a COVID-19 a partir de seus efeitos na tosse e na fala.

Para tal, é necessário recolher um extenso conjunto de dados com exemplos representativos de tosse e fala de indivíduos infectados com COVID-19 e saudáveis. A sua participação é imprescindível e muito apreciada.

Como participar?

Basta preencher um questionário que demorará aproximadamente 5 minutos. Começaremos por perguntar algumas informações demográficas e de saúde. A seguir, pedir-lhe-emos para gravar audios enquanto realiza alguns exercícios simples de fala.

A participação é totalmente anónima e confidencial, não sendo recolhidos quaisquer contactos.

Pode aceder também através do seguinte código QR.

Quem pode participar?

Qualquer pessoa. Quer já tenha sido diagnosticada com COVID-19 ou não, saudável ou com outras patologias associadas.

A participação no estudo é gratuita e totalmente anónima e confidencial.

Que dados são recolhidos?

No questionário ser-lhe-ão solicitados os seguintes dados / colocadas as seguintes questões:

  • Idade
  • Sexo
  • Língua materna
  • Indicar outras condições médicas crónicas
  • Indicar se tem outra doença/condição médica que afecte a sua voz

Depois de responder a estas questões importantes para caracterização da amostra, ser-lhe-á solicitado que grave o som da sua voz:

  • Simular tosse
  • Simular ressonar
  • Dizer a vogal “a” sustentada: “Aaaaaaaaaaa” durante o tempo que conseguir
  • Ler um texto em voz alta (fala a ler)
  • Descrever uma imagem  (fala espontânea)

As gravações serão utilizadas para avaliar a presença de biomarcadores indicativos de COVID-19, e desenvolver sistemas robustos para detecção da doença. As suas gravações de fala e tosse serão estritamente confidenciais e serão analisadas, devidamente anonimizadas, apenas pelo grupo de investigadores deste projeto.

Quem está de desenvolver este projeto?

Este projeto é conduzido por uma equipa de investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID) e do Instituto Superior Técnico – Universidade de Lisboa (IST), ambos localizados em Lisboa, Portugal.

Para saber mais:

Website do Projeto: https://www.hlt.inesc-id.pt/w/COVID19

Entrevista da Investigadora Isabel Trancoso ao Instituto Superior Técnico: https://tecnico.ulisboa.pt/pt/noticias/cientistas-do-tecnico-desenvolvem-projeto-para-a-detecao-de-covid-19-atraves-da-tosse-e-da-fala/

Para qualquer esclarecimento, contacte-nos através do e-mail: covid19@hlt.inesc-id.pt